18 found
Order:
  1.  14
    Razão e violência em Eric Weil.Paulo César Nodari - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):188-204.
    O objetivo principal deste artigo é apresentar alguns dos principais argumentos de Eric Weil que sustentam a relevante tese da importância da escolha livre e deliberada do ser humano pela vida racional, demonstrando, por conseguinte, ser razoável a busca por uma existência cada vez mais humanizada e alicerçada sobre valores fundamentais da vida humana, tais como, a honestidade, a justiça e a felicidade, possibilitando, paulatina e progressivamente, a superação e o desaparecimento, tanto quanto possível, dos diferentes tipos de violência, estando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. A crise ecológica e a ética planetária à luz das perspectivas filosófica e teológica.Paulo César Nodari - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):61-80.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A fundamentação da ética do discurso em Apel.Paulo César Nodari - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):51-58.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Dos direitos naturais aos direitos humanos e a dignidade humana // From natural rights to human rights and the human dignity.Paulo César Nodari & Síveres - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):263-280.
    Este trabalho tem o propósito de analisar a terminologia direitos naturais e direitos humanos nos séculos XVII e XVIII. Trata-se de mostrar, por um lado, que, não obstante a terminologia direitos humanos, à primeira vista faça referência, sobretudo, ao denominado Século das Luzes, urge dar-se conta de que a terminologia mais comum no período era a de direitos naturais fundamentais, ou inalienáveis, e, por outro lado, que a compreensão da passagem e, por conseguinte, a mudança terminológica que se dá dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Educação e cultura da paz: à luz do esboço kantiano, À paz perpétua [Zum ewigen Frieden], ainda é possível pensar uma cultura da paz?Paulo César Nodari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):11-30.
    O intento deste trabalho é refletir sobre a importância da educação para a superação da violência, criando condições para o desenvolvimento de uma cultura da não violência. Em primeiro lugar, defenderemos a ideia da relevância da educação para a paz, apresentando argumentos que sustentam a tese da cultura da paz. Para tanto, em segundo lugar, analisaremos o esboço kantiano À paz perpétua [Zum ewigen Frieden], sobretudo, no que se refere aos seis artigos preliminares e aos três artigos definitivos, a fim (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Esclarecimento, educação e autonomia em Kant.Paulo César Nodari & Fernando Saugo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167.
    Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    Educação para a universalidade e para a não violência segundo Eric Weil.Paulo César Nodari & Marcelo Larger Carneiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:90-118.
    O presente artigo tem o objetivo de analisar como Eric Weil entende a Educação com vistas à compreensão do ser humano no mundo. Pretende-se demonstrar que a Educação Moral, defendida por Eric Weil, é um caminho privilegiado, sine qua non, que auxilia o ser humano no enfrentamento da violência. Evidencia que o educador toma lugar de destaque nessa discussão, pois lhe cabe a responsabilidade de indicar os meios e os caminhos para a universalização, para que a não violência possa subsidiar (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    Fear and responsibility in Hans Jonas.Paulo César Nodari & Cacilda Jandira Corrêa Mezzomo - 2024 - Griot 24 (3):212-225.
    The article aims to understand the relevance of the feeling of fear in Hans Jonas' conception of the ethics of responsibility. To this end, we seek to understand the challenging task of ethics in an era predominantly dominated by science and technology. Then, in a second moment, we analyze the role of the fear heuristic in understanding the ethics of responsibility in Hans Jonas as an indispensable condition for the preservation and protection of life in the common home.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    (1 other version)Hobbes e a paz.Paulo César Nodari - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):105-123.
    O intento do presente artigo é analisar o pensamento de Thomas Hobbes, tendo como textos-base de análise, “Do cidadão” e “Leviatã”, a fim de sistematizar a tese de que, em última análise, a filosofia de Hobbes é a ciência da paz. Trata-se de demonstrar tal propósito em dois momentos. No primeiro momento, mostram-se alguns argumentos de por que Hobbes pode ser considerado um dos autores que melhor concentra o projeto de fundação da política moderna. Por sua vez, no segundo momento, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Liberdade e educação no Do contrato social de Rousseau.Paulo César Nodari - 2006 - Conjectura: Filosofia E Educação 11 (2):43-68.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  50
    Liberdade e proximidade em Levinas.Paulo César Nodari - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):89-96.
    O objetivo deste artigo é mostrar que a concepção de liberdade situa-se no rol da crítica levinasiana à ontologia ocidental e no cenário da ética como filosofia primeira. Levinas concebe, então, a liberdade como acolhimento do Outro. A liberdade deve cessar de manter-se na certeza solitária da supremacia do Mesmo sobre o Outro. Assim, Levinas distancia-se da ontologia e recorre à proximidade não como estado de consciência que conceitua, mas como relação proximal que clama por justiça e responsabilidade. PALAVRAS-CHAVE – (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas.Paulo César Nodari & Alexandre Bressiani - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):309-337.
    Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas no discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos. Em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade, evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno, a importância do conceito hegeliano de Modernidade, e Nietzsche como o ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico. Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  29
    O Sumo Bem e a relação moralidade e felicidade na Crítica da Razão Pura de Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):125-153.
    Esse artigo tem como propósito mostrar que a moralidade e a felicidade são dois elementos do Sumo Bem. Buscar-se-á, então, em primeiro lugar, elucidar a tese de que o Sumo Bem é o objeto da razão prática pura; em seguida, explicitar-se-á a importância da distinção entre saber e acreditar, salientando, portando, que esta distinção é muito importante para a compreensão dos postulados da razão prática pura, ou seja, para a compreensão dos limites da razão em seu âmbito, especulativo e prático. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    Reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral: algumas categorias importantes para o entendimento do agir ético e da vida ética segundo Lima Vaz.Paulo César Nodari & Leandro Baptistella Casagrande - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021035.
    This article aims to analyze some important categories of Lima Vaz’s ethics, such as: recognition, consensus, achievement, dignity and moral person, in order to prove the idea that there is no ethical act in the community ethics rather than recognizing that ethical subjects need to reciprocally recognize the dignity of every human being and consent to the pursuit of the good. Therefore, we seek to articulate the text in three moments. First, it seeks to argue that the human being, as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  45
    Rousseau e a Paz.Paulo César Nodari - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):167-184.
    O propósito do presente artigo é analisar o conceito de paz em Rousseau. Para atingir tal objetivo, é preciso ter presente três aspectos imprescindíveis de desenvolvimento: primeiro, o contexto do século XVI e século XVII a partir de dois questionamentos centrais desta época: o crescimento da desigualdade entre os seres humanos e a legitimidade do absolutismo político; segundo, a proposta de paz à Europa elaborada por Abbé de Saint-Pierre; terceiro, o projeto de paz articulado por Rousseau para a Europa.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Responsabilidade e heurística do temor em Hans Jonas // Responsibility and heuristic of fear in Hans Jonas.Paulo César Nodari & Pacheco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):69-95.
    Esta pesquisa, norteada pela abordagem metodológica analítica, tem como horizonte de investigação a responsabilidade solidária na época da ciência, especialmente, no que tange ao "futuro da natureza humana" e da vida no Planeta diante das possibilidades que a ciência e a tecnologia nos oferecem. Hans Jonas ressalta que um dos problemas do Século XX é a vulnerabilidade a que todos indistintamente estamos imersos e afetados, exigindo de todos não apenas a constatação, mas, sobretudo, a responsabilidade pela vida humana e extra-humana. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível?Paulo César Nodari & Sandra Krindges - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):181-206.
    Resumo : Constatando, na atualidade, uma espécie de vazio ético, e, tendo presente que a religião deixou de ser fonte articuladora e aglutinadora de sentido, a partir das críticas descerradas por Freud à religião, e, também, a evidência do declínio da representatividade da lei paterna e de autoridade, este artigo tem o objetivo de apresentar, por um lado, uma possível conexão entre vazio ético e existencial com o campo religioso nos dias atuais, podendo, por exemplo, o trânsito religioso ser visto (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  38
    A noção de boa vontade na "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" de Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):533 - 558.
    O objectivo do presente artigo é investigar a noção de boa vontade na primeira secção da Fundamentação, da Metafísica dos Costumes de Kant. O artigo começa por elucidar em que sentido Kant realiza uma verdadeira revolução copernicana no domínio da fundamentação da ética para, em seguida, mostrar porque é que a boa vontade constitui a única coisa boa em si mesma e é boa sem limitação. /// The main purpose of this article is to research the notion of good will (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark